Reiki & Yoga – Que importância têm na nossa saúde?

Saúde

Se analisarmos a definição de saúde da OMS, verificamos que o conceito de saúde excede largamente a ausência de doença, expandindo para um pleno estado de bem-estar e equilíbrio, passo a citar: “ a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. É exatamente esta experiência que podemos alcançar com a prática regular do Reiki e do Yoga. Quem bem me conhece sabe o quanto sempre detestei estar doente. Imagino que ninguém goste mas a mim sempre me incomodou particularmente. Hoje em dia, aproveito esses momentos para refletir ainda mais sobre mim e a vida, para me fortalecer e recriar. Felizmente, não tenho razões de queixa, pelo contrário, daí que queira partilhar convosco o quanto o Reiki e o Yoga me têm ajudado a ser mais saudável e Feliz: maior liderança pessoal, resiliência (melhor capacidade para lidar com as adversidades), mais amor, confiança, positividade, saúde e consciência de mim e dos outros . Ontem, tive que recorrer a um ben-u–ron, para baixar a febre, eliminar arrepios e desconforto físico (nestas alturas não apetece nada fazer Reiki, é como se o corpo nem fosse capaz de se ligar à energia – isto acontece porque o chakra coronário fecha mais e pode mesmo fazer efeito tampão). Não me lembro a última vez que tomei um comprimido… Para quem já tomou medicação quase diária para as enxaquecas, este foi um passo de gigante do qual sou muito grata e mesmo orgulhosa (permitam-me).

Reiki & Yoga

Reiki, através da sua ação reguladora dos chakras,  equilibra as nossas glândulas endócrinas, responsáveis pelo funcionamento de determinados órgãos e funções fisiológicas do organismo. Induz a um profundo relaxamento, aumentando a libertação de hormonas de relaxamento que potenciam a saúde contrariando as hormonas de stress. O sistema nervoso parassimpático assume o controlo do corpo levando-o à homeostasia. Só este estado de profundo relaxamento é que permite o corpo restaurar-se a si próprio. Com a prática regular do Reiki, essa ação reguladora das glândulas vai fortalecendo significativamente todo o nosso organismo, nomeadamente, o nosso sistema imunitário, quer isto dizer que somos mais vezes saudáveis (e Felizes) e ficamos menos vezes doentes. Também a sua filosofia de vida (baseada nos Princípios Gokai) tem uma ação poderosa que nos instiga a tornarmo-nos na melhor versão de nós mesmos, induzindo um grande estado de serenidade, equilíbrio, clareza (mental e emocional) e consciência, tendo como fim último – o satori – ou seja, a felicidade e realização plenas.

Yoga (refiro-me especificamente ao Yoga Integral), pela sua ação completa de cuidado integral dos nossos diferentes corpos: corpo físico (asanas), corpo mental, emocional e espiritual (pranayama, meditação e filosofia – Yamas e Nyamas); produz grande serenidade, flexibilidade (física e mental) força (física, mental e emocional), resistência, resiliência e confiança, levando-nos a estados constantes de harmonia, alegria, consciência e realização – samadhi.

Desde Dezembro que parei a minha prática regular de Yoga (excepto as aulas que dou). Em relação ao Reiki não parei o autotratamento mas fiz pequenos interregnos que quebraram fortemente os resultados de uma prática consistente e diária. Em breve, as consequências fizeram-se sentir e com elas alguma desarmonia a todos os níveis: tristeza, cabeça cheia (excesso de pensamentos), corpo físico adormecido (inércia, fraqueza, falta de coragem, medo), diminuí a qualidade dos pensamentos, sendo mais os pensamentos negativos e bloqueadores de ação do que positivos e impulsionadores do Fazer e do Ser. Consequentemente, atraí para mim mais situações adversas e pessoas negativas. Recolhi-me do mundo várias vezes para meditar e tomar consciência de tudo o que se estava a passar. Quem disse que a vida é uma grande escola, é um grande sábio. Todos somos seus alunos e cabe a cada um de nós integrar as respetivas aprendizagens, através da correção e não repetição de erros e reprodução e disseminação dos bons resultados. Por vezes, os meus alunos partilham que ficaram semanas sem praticar. Ótimo – respondo. O que aprendeste? – Acrescento. Se até aí restavam dúvidas de serem capazes de aplicar devidamente a energia Reiki, emerge a consciência dos resultados conseguidos durante o tempo de prática.

Foi a primeira vez que releguei a prática durante tanto tempo, claro que as consequências foram igualmente proporcionais. O que quero transmitir é que a construção da Felicidade e Saúde é um trabalho diário, baseado em escolhas que fazemos a todo o instante e momento – o que decidimos pensar, comer, Ser e fazer. Eu escolho continuar a Ser Feliz com a minha prática regular e consistente de Reiki e Yoga, e levar os conhecimentos, técnicas e ensinamentos a quem sentir o apelo para aprender a Ser. Todos, sem excepção, estamos nesta vida para aprender e crescer, para nos melhorarmos. Os títulos (mestre, doutor, professor, etc) não nos fazem mais capazes, apenas mais conscientes da nossa vulnerabilidade e só assim a transformamos em força. SERFeliz é simples mas não simplista. Requer trabalho e entrega mas compensa tudo, porque não há dúvida que consumimos muito mais energia a mantermo-nos aquém do nosso verdadeiro potencial.

Termino com uma frase que ilustra bem a mensagem que partilho convosco:

Perdemos muito do respeito por nós próprios, quando não nos apercebemos  de todo o nosso potencial humano. Achamos que é preciso gastar muita energia para fazer o trabalho interior necessário para vivermos as nossas vidas plenamente, quer no trabalho, quer em casa. A verdade é que gastamos muito mais energia a mantermo-nos medíocres.” Cit. Por RobinSharma, in “O Santo, o Surfista e a Executiva”.

Diana Feliz (143 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *