Terapias

Como funciona a terapia Reiki?

O Reiki visa o realinhamento do fluxo de energia vital, devolvendo o equilíbrio energético ao corpo, o que produz uma profunda sensação de bem-estar geral. Trata-se de uma terapia energética baseada no Modelo Metafísico que favorece a mudança de consciência, ou seja, que nos ajuda a termos consciência de quem somos e de quem queremos ser, facilitando as mudanças necessárias para reagir da melhor forma à doença/patologia ou origem do desequilíbrio.

A sua eficácia é inegável e já é oficialmente reconhecido em vários países, como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, Suíça, Egipto e Espanha, sendo uma terapia já inserida no plano hospitalar. Em Portugal, o seu reconhecimento tem sido crescente, com destaque para a zona norte do país – Porto e Guimarães – onde já está integrado como medicina complementar às medicinas convencionais no Hospital de São João. No Hospital do Fundão, também já se faz voluntariado em regime ambulatório.

 

Consultas de Reiki

Porque poderei ter interesse em fazer consultas com um(a) terapeuta de Reiki?

Atualmente, palavras como stress, preocupação, tristeza, insegurança, medo e insatisfação estão na ordem do dia. A instabilidade que se vive a todos os níveis, gera níveis de stress e angústia, que nos levam rapidamente à doença, incompreensão e solidão.

Numa perspectiva profilática, o Reiki atua no sentido de maximizar o nosso equilíbrio natural por forma a lidarmos com as situações adversas com mais confiança, serenidade e estabilidade, dando-nos a clareza mental e capacitação (empowerment) que necessitamos na procura das melhores soluções. Este reequilíbrio energético natural acontece porque o Reiki funciona como alimento para o equilíbrio das glândulas endócrinas e chakras, desbloqueando os bloqueios que nos impedem de sermos mais felizes. Do ponto de vista curativo, enquanto terapia de cura, o Reiki trata não apenas os sintomas (dor de cabeça, dor de estomago, insónias, refluxo gástrico, ansiedade, depressão, dependências,…), mas a origem (fonte) do desequilíbrio.

A terapia complementar Reiki facilita na identificação, compreensão e transformação dos factores procedentes à situação específica de doença ou desequilíbrio.

O Reiki ajuda-nos a viver com compaixão, harmonia e união.

 

 Consulta

A consulta decorre em espaço próprio com ambiente energizado e sereno. Tem a duração aproximada de 1h15 / 1h30m e inclui:

– Breve conversa esclarecedora acerca da terapia Reiki e o propósito da consulta

– Aplicação de um pequeno questionário pré-tratamento (anamnese)

– Definição de objetivos (o que a pessoa pretende trabalhar com o tratamento de Reiki)

– Tratamento terapêutico (aplicação de Reiki)

– Aplicação do questionário pós-tratamento (verificação dos efeitos imediatos pós- tratamento. Avaliação dos objetivos propostos). A pessoa tem uma percepção mais objectiva das alterações em si, que poderão reflectir-se na redução da ansiedade, mais harmonia, leveza, bem-estar, diminuição ou ausência total de dores, entre outros

– Avaliação do estado energético do paciente

– Definição do Plano terapêutico, com a pessoa (periodicidade das consultas e respectivas recomendações/ esclarecimentos)

O trabalho que desenvolvo é baseado no Código de Ética Profissional, sendo um dos meus objetivos, na qualidade de terapeuta, cumprir os requisitos que integra a Norma da Prática da Terapia Complementar Reiki – ambos, concebidos pela Associação Portuguesa de Reiki.

 

Reiki: Em que situações?

Não sendo uma terapia invasiva, não apresenta efeitos secundários. Pelo contrário, o Reiki, enquanto terapia complementar e integrativa ajuda a maximizar os resultados de outras terapêuticas (convencionais ou complementares) e a reduzir os seus efeitos adversos; constituindo uma excelente terapia para potenciar os resultados positivos de todas as outras. Destaco algumas situações patológicas/doenças cujos efeitos positivos do Reiki já foram testados e validados (Fonte: Associação Portuguesa de Reiki):

  • Redução do stress/ ansiedade (nomeadamente antes de uma intervenção cirúrgica ou química)
  • Aumento das defesas do corpo, reforço do sistema imunológico ajudando na rápida recuperação da infecção, doença ou patologia
  • Alívio geral das dores e do mal-estar generalizado
  • Depressão, estado de profunda tristeza, apatia
  • Baixa auto-estima, auto-confiança e falta de poder pessoal
  • Dores de costas, ciática, cervical, lombar
  • Fadiga, cansaço generalizado, falta de energia para as tarefas do dia-a-dia
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alergias
  • Doenças oncológicas
  • Eliminação de toxinas e dos efeitos secundários de fármacos e tratamentos alopáticos
  • Estados mentais de confusão, indecisão
  • Gripe, diarreia, vómitos
  • Insónias, perturbação do sono
  • Comportamentos de risco, dependências (álcool, tabaco, comida,…)

 

 Benefícios do Reiki:

Apenas com uma consulta, já se conseguem resultados que levam a pessoa a sentir-se significativamente melhor mas, naturalmente, resultados eficazes e duradouros requerem a continuidade do Plano terapêutico definido.

Aqui ficam alguns dos benefícios mais comuns:

Nível Físico: relaxamento muscular (ativação do sistema nervoso parassimpático); fortalecimento do sistema imunológico; aumento dos resultados dos tratamentos alopáticos e redução dos seus efeitos adversos; diminuição do stress e ansiedade; harmonização generalizada do corpo promovendo um sentimento de plenitude e uma sensação geral de bem-estar.
Nível Mental: ajuda a reverter os processos de pensamentos negativos em pensamentos positivos, paz e serenidade, permitindo-nos ter uma visão mais clara do problema e, consequentemente, das possíveis soluções.

Nível Emocional: o Reiki trabalha a nossa energia emocional consciente e inconsciente e traz à superfície, através de memórias, sonhos, imagens, pensamentos, o que está relacionado com a origem do problema, incentivando-nos a analisar as nossas respostas emocionais aos outros e às situações, promovendo a libertação de emoções negativas e estimulando a nossa autoconfiança, boa vontade e amor.
Nível Espiritual: ajuda-nos a aceitarmo-nos de forma total e incondicional, a nós e aos outros, gerando sentimentos de amor, compaixão e aceitação de cada pessoa com as suas fragilidades e defeitos.

A terapia Reiki não tem contra-indicações nem efeitos nocivos.

Diana Feliz (118 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


3 thoughts on “Terapias

  1. Margarida Isabel Pintassilgo de Matos Vaz

    Boa tarde Diana FELIZ!!!
    Eu sou a Margarida que hoje foi experimentar a tua aula de yoga às 11:00.
    Fiquei encantada com o que me aconteceu hoje – ter-te encontrado, ou melhor, ter tido esta dádiva do universo, obrigada.
    Quero muito fazer terapia de Reiki contigo, para além da aula de yoga.
    Podes por favor dizer-me como funcionam as marcações das consultas e onde é o teu consultório?

    Bem hajas,
    Namasté,
    Margarida Vaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *