Torções em Yoga


Torções Yoga Diana Feliz

 

Na prática de Yoga, as posturas com torções trabalham essencialmente o alongamento e flexibilidade da coluna vertebral, quadris e ombros. É feito um trabalho ao nível dos músculos, articulações e órgãos internos.

As torções energizam o corpo, alongam e mantêm a flexibilidade dos discos intervertebrais e dos ligamentos. Estimulam a lubrificação e a purificação internas, melhorando todo o sistema circulatório. A sua ação purifica e massageia os órgãos internos levando maior quantidade de sangue à zona ativada (após desfazer a torção). Durante o exercício, os órgãos comprimidos são estimulados melhorando o seu funcionamento. O aumento da circulação sanguínea e maior oxigenação (purificação) transportadas aos órgãos digestivos melhoram as funções digestivas. Ajudam a reduzir o tamanho do abdómen e a contrariar a flatulência e obstipação. Têm uma ação incisiva ao nível dos rins e glândulas supra renais, contribuindo para o reforço do sistema imunológico e aumento da energia vital.

Devem sempre ser realizadas para ambos os lados do corpo por forma a potenciar o equilíbrio do organismo. Alternadamente, alongam cada um dos lados do peito melhorando a capacidade respiratória.

Do ponto de vista emocional, as torções são otimos reguladores do equilíbrio emocional e aliviam o stress, tornando-nos mais fortes e resilientes. Com a prática assídua, vamos verificando maior consistência e equilíbrio nas nossas ações face às adversidades do dia-a-dia.

A nível espiritual, as torções ajudam-nos a olhar para os lados, avistar novos horizontes ampliando a nossa consciência.

Alguns Asanas com torções:

  • Marichyasana (I, II, III e IV)
  • Ardha Matsyendrasana
  • Krikarasana

As torções podem ser integradas em quase todos os asanas. As torções com anteflexão reforçam os seus efeitos benéficos.

 

Práticas de Yoga Integral (Associação de Yoga Integral de Portugal):
– 2ª e 4ª feiras | 20h
– 3ª e 5ª feiras | 11h

Diana Feliz (143 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Tagged on: ,

One thought on “Torções em Yoga

  1. Rita

    Excelente site! 🙂
    Nos primeiros anos de Yoga as torções eram o que menos gostava. Agora, somos grandes amigas. Já não passo um dia sem cegonha e sem torções! 🙂

    Abraço e tudo de bom,

    ***rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *