Reiki Doubutsu

(Artigo que escrevi para a revista WOOF – Nº2, Agosto, 2014)

CAM00731

Reiki, como ajudar os nossos cães

Os cães têm sido associados à cura ao longo da História . O apoio prestado por cães, como o que fazem os cães-guia, é amplamente reconhecido. Neste caso, o cão não é apenas os olhos do dono, mas também o seu melhor amigo, guia confiável e companheiro leal. Bem vistas as coisas, os cães têm uma influência muito positiva nas pessoas. Proporcionam-nos uma vida de amor e devoção sem exigir o que quer que seja em troca. É o verdadeiro amor incondicional. Que melhor maneira de os recompensar do que lhes oferecermos Reiki (a vibração do amor incondicional), para o seu bem-estar, equilíbrio e felicidade?

CAM00733

Em Portugal, O Reiki Doubutsu começa a ter alguma visibilidade em Hospitais e Clínicas Veterinárias e Abrigos de Animais…

Reiki Doubutsu

O Reiki nos Animais (Doubutsu), é hoje uma realidade em expansão. No Reino Unido, há vários protocolos entre praticantes de Reiki e clínicas veterinárias. Nos E.U.A., há cerca de 100 veterinários registados na American Holistic Veterinary Medical Association, como praticantes de Reiki. Em Portugal, esta prática começa a ter visibilidade em hospitais e clínicas veterinárias e Abrigos de Animais na zona Norte e Centro do país.

O que é o Reiki?

Reiki é um método de cura natural Japonês, fundado pelo Sensei Mikao Usui em 1922. É uma terapia complementar e integrativa, não substitui a medicina convencional; aliás, pode integrar a medicina convencional e outras complementares (como a acupuntura ou a homeopatia).  É uma terapia bio-energética que visa restaurar e manter a saúde através da homeostase do organismo, atuando na causa do desequilíbrio. Ele incide na origem do problema (todos os problemas de saúde são derivados de um “mal-estar” ou desequilíbrio) e trabalha para o bem mais elevado do seu recetor (reequilíbrio e limpeza dos canais, dissolvendo os bloqueios ao fluxo de energia).

Como funciona o Reiki Doubutsu?

Começa antes de se estabelecer contacto com o animal. O terapeuta deve deixar a energia Reiki fluir para harmonizar a atmosfera e permitir que o cão ganhe confiança, deixando o terapeuta entrar no seu espaço privado de confiança. Esta atitude de respeito e aproximação serena será a base para uma relação de confiança entre terapeuta e cão. Inicialmente, deve ser evitado o contacto visual e toda a postura corporal do terapeuta deve emanar paz e segurança, deixando o cão cheirar a palma das suas mãos.
É o seu cão que determina a duração e aplicação da energia Reiki. Assim que sinta que a vibração do Reiki o acalma, irá procurar o melhor local e posição para receber a energia. Poderá aproximar-se do terapeuta, procurando o contacto físico com as mãos e colocando exposta a parte do corpo onde quer receber o tratamento ou apenas deitar-se confortavelmente a uma distância razoável mostrando que aceita receber a energia àquela distância.

Na terapia Reiki, é fundamental respeitar e honrar o espaço e liberdade do animal. O Reiki é a vibração da energia do amor incondicional. Já viram alguém receber amor à força? Com o Reiki acontece exatamente o mesmo, é uma energia passiva, logo, só a aceita quem quer.
O sucesso de um tratamento com Reiki implica um olhar de coração para coração. Esta atitude ajuda a criar um estado de espírito positivo, que é sentido por todos os envolvidos neste processo.

CAM00737

O Reiki é a vibração da energia do amor incondicional. Já viram alguém receber amor à força?

A positividade, paz e entrega que se faz sentir é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e abertura, ajudando o dono a alcançar a força e coragem para acompanhar a par e pata o seu melhor amigo em todo o seu processo de cura.

Tratamento à distância

Este tipo de tratamento também poderá ser feito à distância (técnica Enkaku-Chiryo-Ho), sendo muitas vezes a solução mais adequada consoante o temperamento e condição do seu cão. É que esta técnica oferece os mesmos benefícios que o tratamento presencial e em alguns casos pode demonstrar-se mais fácil de aplicar por não implicar deslocação do animal.

No tratamento à distância, o seu cão vai relaxar a níveis profundos, libertando tensões e aliviando o stress, favorecendo, assim, a auto-regulação no seu processo de cura. Estes são  excelentes tratamentos para animais saudáveis, atuando como terapia profilática, regulando o equilíbrio e prevenindo a doença (para o cão têm ainda a vantagem de poder dar uma sensação de relaxamento profundo, estilo efeito-SPA, sempre benéficos em casos de muito stress, como sabemos). Estes são também tratamentos adequados, em quadros clínicos de tensões, doenças, comportamentos patológicos, recuperação pós-cirúrgica, para reduzir efeitos adversos da medicação e até para harmonizar o processo de transição no leito de morte (neste caso por poder trazer paz e conforto ao animal e ao dono durante este tempo difícil).

A Consulta

Em gabinete clínico ou ao domicílio, a consulta tem a duração de 30 ou mais de 60minutos, tudo depende da situação, e da quantidade de energia que o seu cão quer receber, já que, como antes dissemos, será sempre ele a determinar o tempo e o modo de administração deste tratamento. Por exemplo, animais muito doentes ou emocionalmente  afetados podem necessitar de tratamentos mais longos.

A consulta começa com a recolha de informação necessária da situação e condição do seu cão (anamnese). Seguindo-se o tratamento (aplicação de Reiki) e avaliação energética do paciente. É definido o plano terapêutico em conjunto com o dono e desde a primeira consulta que se estabelece uma relação de proximidade entre terapeuta-dono-cão.

Por vezes, o mais indicado é que o próprio dono também faça a terapia Reiki. E isto acontece porque os cães são o espelho dos seus donos. Ou seja, na maioria dos casos os cães refletem as suas virtudes e desafios vivendo intensamente as experiências dos cuidadores.

As qualidades do seu cão são, muitas vezes, indicadoras das áreas que mais precisa desenvolver em si próprio. Não duvidemos: os cães são nossos guias e professores. Eles ajudam-nos a desenvolver capacidades, como a paciência, respeito, aceitação, dedicação, aflorando a nossa própria sensibilidade e amor.


BENEFÍCIOS

Os benefícios da terapia Reiki para Animais são inúmeros, dado que se trata de uma terapia com abordagem holística, quer isto dizer que a sua ação incide no organismo como um todo, atuando a nível físico, mental, emocional, energético e até espiritual. Contudo, não substitui o tratamento veterinário, sempre que seja necessário.
Alguns dos benefícios do Reiki:

– Melhora a qualidade de vida

– Ajuda na sociabilização com pessoas e outros animais

– Reforça a relação do animal com o dono

– Potencia a eficácia de outros tratamentos

– Dá uma profunda sensação de relaxamento e paz

– Alivia ou elimina a dor ou mal-estar

– Aumenta a capacidade de recuperação após cirurgias

– Reforça o sistema imunológico

– Elimina ou reduz efeitos secundários de medicamentos

– O Reiki pode acalmar os animais antes e durante procedimentos médicos.

 

Diana Feliz (109 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna, pela Associação Portuguesa de Reiki. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *