CHAKRA CARDÍACO – 4º Centro Energético

chakra cardíaco

Só pelo coração alcançarás o céu – RUMI

NOME Anahata
LOCALIZAÇÃO Região cardíaca –timo (aparelho circulatório)
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS Timo
CORPO ÁURICO Astral
COR Verde e Rosa
ELEMENTO Ar
EM EQUILÍBRIO Amor incondicional, compaixão, beleza, equilíbrio, harmonia, serenidade, paz, abnegação, sensibilidade, gratidão, aceitação, tolerância, harmonia, unidade, união, amor-próprio, integração, sinceridade, consolo, criatividade, generosidade, diplomacia, empatia, alegria
EM DESEQUILÍBRIO Ódio, desequilíbrio, instabilidade emocional, aversão, egoísmo, desilusão, auto-compaixão, negligência, complacência, depressão, incapacidade de amar;Problemas de coração (arritmia, palpitações), sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, pressão alta, rubor, colesterol alto, acidose, síndrome de pânico

Na sua análise, Prophet e Spadaro (2004, p. 87), referem que o chakra cardíaco é o chakra mais importante do corpo, na medida em que ele é o centro da vida física e espiritual. Os autores supra citados ilustram que, da mesma forma que o sangue oxigenado dos pulmões é bombeado pelo coração para todas as partes do corpo, assim faz o chakra cardíaco, recebe a energia subtil antes de nutrir todos os outros chakras e sistemas do nosso corpo.

De’ Carli (2010, p. 191) sublinha que a sua localização é central de modo a canalizar a energia para os chakras inferiores e superiores. Para conseguirmos canalizar energia Reiki, este chakra tem que estar aberto e vitalizado.

É o chakra que nos permite amar de forma incondicional.

Quando está ativo, somos capazes de amar sem esperar algo em troca, aceitando o todo, com os aspectos positivos e negativos. Isto permite-nos dar um sentido pleno à vida e à nossa existência, como sugere De’ Carli (2010, p.191). Também proporciona grande serenidade e paz interior connosco e com o mundo, promovendo a compreensão e aceitação das idiossincrasias dos outros. Potencia o amor-próprio para que consigamos amar os outros, através da abundância e poder do nosso coração, afirmam Hosak e Lubeck (2010, p. 428).

 Órgãos e funções: Coração, pulmões; timo (glândula que regula o crescimento nas crianças); braços; mãos; dirige o sistema linfático e fortalece o sistema imunitário; circulação sanguínea; desintoxicação; relaxamento muscular – activação do sistema nervoso parassimpático – Hosak & Lubeck, (2010, p. 428).

 Bloqueios no seu funcionamento: Quando em desequilíbrio e sem harmonia pode originar síndrome de pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta, patologias pulmonares, desregulação do colesterol, intoxicação, tensão, cancro (De’ Carli, 2010).

Para Hosak e Lubeck (2010, p. 428), outras consequências do seu desequilíbrio são sentimentos de tristeza, amargura, solidão, abandono, co-dependência; egocentrismo; devaneio excessivo; autoprotecção exacerbada; incapacidade de ser prático e objectivo; insatisfação constante; traição; hipersensibilidade.

 Atitudes mentais: os bloqueios no chakra cardíaco podem resultar em atitudes mentais, como a imposição de condições ao amor; amor sufocante e egoísmo – De’ Carli (2010, p. 192).

 

CHAKRA ORGÃOS DISFUNÇÕES MENTAIS/EMOCIONAIS DISFUNÇÕES FÍSICAS
Plexo Cardíaco Coração e aparelho circulatórioPulmõesOmbros e braçosCostelas/seiosDiafragmaTimo Amor e ódioRessentimento e amarguraDesgosto e iraEgocentrismo

Solidão e compromisso

Perdão e compaixão

Esperança e confiança

Ataque cardíacoEnfarte do miocárdioProlapso mitral

Cardiomegalia

Asma/alergia

Cancro do pulmão

Pneumonia brônquica

Parte superior das costas, pescoço

Cancro da mama

 

Tab. 4.1  – Anatomia Energética
(In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.118/119)

O Reiki e o Yoga são excelentes práticas para promover a boa saúde dos nossos chakras. A prática destes métodos proporciona harmonizar a nossa energia, ao remover possíveis bloqueios e energias estagnadas nos chakras, favorecendo a boa circulação da energia, o que resulta numa sensação geral de bem-estar, plenitude, equilíbrio, serenidade e amor.

Se já és praticante de Reiki e Yoga, muitos parabéns pela tua decisão e tomada de consciência. Se ainda não conheces de perto os benefícios e alcance destes métodos, podes sempre contactar-nos para marcares a tua 1ª consulta de Reiki e/ou prática experimental de Yoga.

Poderás também ter interesse em saber mais sobre:

Muladhara Chakra – Chakra Raiz
Svadhisthana Chakra – Chakra Esplénico
Manipura Chakra – Chakra Plexo Solar

 

Bibliografia:

CARLI, D. J. (2010). Reiki: Manual de Terapeuta Profissional. 1ª Edição. Lisboa. Dinalivro.

HOSAK, M. & LUBECK, W. (2004). O Grande Livro de Símbolos do Reiki – A Tradição Espiritual dos Símbolos e Mantras do Sistema Usui de Cura Natural. São Paulo. Pensamento.

MYSS, C. (2004). Anatomia do Espírito – As Sete Fases do Poder e da Cura. Lisboa, Sinais de Fogo.

Diana Feliz (118 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *