CHAKRA DO PLEXO SOLAR – (3º Centro Energético)

 plexo solar

 

 A conquista de si próprio é, na verdade, muito maior do que a conquista de todos os outros povos.

O DHAMMAPADA

  

NOME Manipura
LOCALIZAÇÃO Boca do estômago (diafragma)
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS Pancreáticas (pâncreas – aparelho digestivo)
CORPO ÁURICO Mental
COR Amarelo
ELEMENTO Fogo
EM EQUILÍBRIO Vontade, ação, poder-pessoal, paz, vitalidade, carisma, harmonia, altruísmo, autoconfiança, autoestima, autocontrole, desejo positivo, equilíbrio, inocência, sabedoria intelectual, autoridade, determinação, ousadia, coragem, humor
EM DESEQUILÍBRIO Cólera, raiva, agitação, fanatismo, sentimento de inferioridade, insegurança, agressão, egoísmo, indulgência excessiva, medo, ansiedade, insónia, passividade, falta de lógica e razão; problemas digestivos, baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo

 Tab. 3 – Especificidades do Chakra do Plexo Solar

 

Localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago.

É o chakra mental, que concentra as qualidades da mente racional e pessoal. É o centro da vontade, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. É o elo de ligação com os outros. É o seu pleno equilíbrio que nos permite viver em plenitude as nossas capacidades físicas e mentais. Promove a autoaceitação e harmonia, favorecendo a autoconfiança, as exigências sensatas, o elogio legítimo e a crítica construtiva. Discernimento e sensatez nas decisões e responsabilidades da vida que devem ser assumidas, distinguindo o que já não faz falta do necessário (à semelhança da função do pâncreas). Assumir a responsabilidade pessoal, através de escolhas e decisões conscientes e agir de forma adequada. Este chakra permite-nos ter uma noção clara de nós mesmos, por forma a recompensarmo-nos pelas nossas conquistas e, por outro lado, não exigirmos mais de nós do que aquilo que podemos alcançar, respeitando os nossos próprios limites (Hosak & Lubeck, 2010).

O chakra do plexo solar está diretamente relacionado com o nosso ego, razão pela qual, absorve muita energia dos dois primeiros (chakra raiz e chakra esplénico).

Órgãos e funções: o centro físico do chakra do plexo solar corresponde ao pâncreas, cuja função é a transformação e digestão dos alimentos. Assim, o pâncreas, produz a hormona insulina que equilibra o açúcar no sangue e transforma os hidratos de carbono, que são importantes para a assimilação de gorduras e proteínas. Este chakra é responsável pelo sistema digestivo; comanda o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a vesícula o baço e o pâncreas (De’ Carli, 2010). Quando em equilíbrio, permite uma alimentação tranquila e harmoniosa.

As suas funções, passam pela desintoxicação pela eliminação, transformação ou assimilação; regular tensão do sistema muscular, sistema nervoso autónomo, articulações; equilibrar os processos de construção e decomposição no corpo e na mente – metabolismo energético (Hosak & Lubeck, 2010).

 Bloqueios no seu funcionamento: o desequilíbrio do plexo solar vai descoordenar as secreções gástricas e originar disfunções das glândulas salivares. Este chakra, quando desarmonizado, pode induzir a um sentimento de inferioridade, diminuindo as capacidades mentais (lógica e razão) e, consequentemente, aumentando os sentimentos de confusão e de insegurança – o que pode originar patologias (ex. diabetes) e distúrbios no tracto digestivo (alergias, sinusite, insónia) (De’ Carli, 2010).

 Atitudes mentais: Não dar importância aos próprios sentimentos; permanecer na zona de conforto; fazer por fazer sem atender ao sentido e propósito das ações; intolerância a críticas e mentiras; criticar os outros de forma severa e intransigente; autoimagem negativa; comunicar o que não é desejado ao invés de comunicar os desejos com clareza – sérias dificuldades em expressar concretamente o que pretende; “amor” dependente de condições; autonegação patológica; apego ao intelecto com desejo ávido de controlar tudo do ponto de vista mental/racional; fixação em analisar tudo; aceitação passiva, fatalista dos acontecimentos; pedantismo; egoísmo obsessivo e egocentrismo; pensamento e discursos vagos e abstratos; pretensões ao poder e controlo (Hosak & Lubeck, 2010).

 

CHAKRA ORGÃOS DISFUNÇÕES MENTAIS/EMOCIONAIS DISFUNÇÕES FÍSICAS
Plexo Solar AbdómenEstômagoIntestino DelgadoFígado, vesículaRins, pâncreasGlândulas Supra-renais

Baço

Coluna Média

 

ConfiançaMedo e intimidaçãoAutoestima, Autoconfiança  AutorespeitoGostar de si e dos outrosResponsabilidade pela tomada de decisõesSensibilidade à crítica

Honra pessoal

ArtriteÚlceras gástricas ou duodenaisProblemas do cólon/intestinaisPancreatite/diabetesIndigestão (crónica ou aguda)Anorexia ou bulimia

Disfunção hepática

Hepatite

Disfunção supra-renal

 

Tab. 3.1  – Anatomia Energética

(In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.116/117)

Diana Feliz (147 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


2 thoughts on “CHAKRA DO PLEXO SOLAR – (3º Centro Energético)

  1. Luzia M.O.Silva

    Amigos,
    Sou Reikiana e achei as informações =detalhadas sobre os 3 primeiros chakras maravilhosas por serem bastante detalhadas.. Não havia ainda encontrado tão completa informação sobre esse assunto e fiquei muito triste ao não encontrar as informações relativas as outros 4 chakras.
    Por favor, se for possível e se estiver ao seu alcance, poderia me informar onde posso encontrar informações semelhantes quanto aos demais chakras?
    Muito grata por sua atenção.
    Paz e Luz,
    Luzia M.O.Silva

    1. Diana Feliz Post author

      Olá Luzia, fico Feliz por saber que a informação lhe é útil 🙂
      Os artigos fui eu que escrevi, com base em literatura variada. Vou enviar um e.mail com as fontes pesquisadas.
      Continuação de dia Feliz!
      Diana*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *