Diwali – ‘Festival das Luzes’

Capturar7

Este ano, as celebrações do festival Diwali coincidiram com a Nova fase lunar, potenciando ainda mais a renovação e aperfeiçoamento individual, celebrando a vitória da Luz sobre a Sombra, dando as boas-vindas às novas mudanças.

O que é Diwali e qual o seu significado?

Para quem não sabe, Diwali –  conhecido como o ‘Festival das Luzes’ –  é uma data de extrema importância na cultura indiana. Celebrada especialmente por hindus, sikhs, jainistas e budistas, um pouco por todo o mundo. Coincide com o Novo Ano Hindu e comemora-se a vitória da luz sobre a sombra, da sabedoria sobre a ignorância.  São cinco dias de festa, que têm como origem a lenda muito popular de Rama e Sita. A lenda conta que após 14 anos de exílio, Rama e sua mulher Sita, regressam ao reino que lhes tinha sido roubado pelo demónio Ravanna. Divali, assume diferentes significados consoante as crenças e regiões envolvidas. Para muitos indianos, a sua homenagem vai para a Deusa Lakshmi (deusa da prosperidade e felicidade), sendo considerada uma excelente altura para iniciar novos negócios e atrair prosperidade para o ano que se avizinha. Para tal, as pessoas limpam suas casas, lojas, renovando decoração e iluminado casas e ruas com velas e luzes coloridas. Também não faltam o fogo de artifício e arroz colorido espalhado pelas ruas para atrair a prosperidade e abundância.  A luz é utilizada para vencer a escuridão. A véspera do Diwali é conhecida como Narak Chaturdasi, data em que o demónio Narakaasura conheceu a sua morte. É, assim, um período de renovação e aperfeiçoamento pessoal, que encerra o período de escuridão e abençoa a abundância.

Diwali é uma espécie de Passagem de Ano e Natal num só. É tradição vestir roupas novas e convidar amigos e familiares aos seus lares para conviver e trocar prendas entre si. As casas são ennfeitadas com velas, luzes, arroz e sementes coloridas espalhadas. Na mesa, não faltam doces que assumem diferentes cores. Todas estas celebrações são imbuídas pela partilha de bons votos e boas intenções. Reforçando ainda mais os laços familiares e sociais.

Como não podia deixar de ser, hoje, na prática de Yoga, também nos lembrámos da importância de Diwali. Terminando a aula com uma meditação para a iluminação do nosso lado sombra, destacando uma virtude e focando a atenção no nosso lado luz. Afinal, onde há luz não há sombra.

Desejo um excelente Diwali  para cada um de nós, pleno de Luz, Abundância, Prosperidade, Realização e muita Felicidade! Namaste 🙂

 Capturar4Capturar2

Capturar6Capturar

 

Diana Feliz (118 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *