‘O curso mais popular de sempre em Yale é sobre a felicidade’

Campus da Universidade de Yale, no estado norte-americano do Connecticut

Foto: Campus da Universidade de Yale, no estado norte-americano do Connecticut REUTERS/SHANNON STAPLETON

Os trabalhos de casa da cadeira incluem mostrar gratidão ou fazer boas acções.

Mais de 1200 estudantes entupiram as inscrições para uma cadeira sobre felicidade oferecida neste ano lectivo pela Universidade de Yale, nos EUA. “Psicologia e a Boa Vida”, leccionada duas vezes por semana pela professora Laurie Santos, é a aula mais popular da história de Yale, universidade fundada em 1701. De acordo com a Reuters, um em cada quatro alunos da instituição estão inscritos na cadeira.

A primeira metade do curso desconstrói mitos sobre a felicidade e deixa a descoberto padrões mentais que nos fazem pensar da forma como pensamos. A segunda parte da cadeira foca-se sobretudo em actividades que aumentam a felicidade e em estratégias para construir hábitos mais saudáveis.

“Trabalhamos muito para ter um bom salário e para ter uma casa grande”, disse Santos à Reuters. “Mas estas coisas não nos fazem felizes.” A professora explica que os sentimentos de felicidade são alcançados através da socialização, exercício, meditação e horas bem dormidas: “As pessoas felizes passam tempo com outras e dão prioridade ao tempo com amigos e família”, conclui.

Os trabalhos de casa da cadeira incluem mostrar gratidão ou fazer boas acções.

O curso é tão popular que a professora o disponibilizou na plataforma Coursera. Os materiais estão disponíveis de forma gratuita, mas se os utilizadores quiserem ter um diploma terão de pagar 49 dólares (cerca de 39 euros).

Os alunos de Yale dizem que resulta. “O que era mais importante para nós eram as notas, o nosso futuro emprego, o salário que íamos ganhar depois de nos formarmos”, diz Rebekah Siliezar, finalista que fez a cadeira. “Agora tento focar-me no momento presente e nas pessoas que me rodeiam”. 

Artigo in Público, 

 

É uma alegria ver a adesão à felicidade como matéria de estudo e prática que é. Feliz por cada vez mais pessoas perceberem a dimensão que a felicidade tem nas nossas vidas e quão importante é tratá-la por tu e viver com ela diariamente.

Já conheces os workshops: ‘Meditar para Ser Feliz’ ?

Próximas Datas:

Lisboa | 22 Abril

Alverca | Início Maio

Diana Feliz (124 Posts)

Diana Feliz, Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *